Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A arte de divagar

Um blog como qualquer outro, sem nada a acrescentar, escrito por alguém que pensa que as suas opiniões dizem alguma coisa ao mundo.

A arte de divagar

Um blog como qualquer outro, sem nada a acrescentar, escrito por alguém que pensa que as suas opiniões dizem alguma coisa ao mundo.

25.Mar.19

Musica para dar ritmo ao trabalho

musica para dar ritmo ao trabalho.jpg

Quem mais ouve música no local de trabalho?

 

Sei que há muitos que, infelizmente, vivem com dois tipos de realidade:

 

  • Realmente ouvem música no trabalho, mas é música de shopping ou uma playlist que não muda há mais de 2 anos;
  • Não podem, sequer, ouvir música.

 

No caso da última, é ainda mais triste, infelizmente.

 

Tenho usado a música para me dar ritmo e vontade de trabalhar. Felizmente, trabalhando numa coisa que adoro, não é difícil encontrar motivação para trabalhar e dar seguimento da orçamentos pendentes ou novos pedidos. No entanto, há dias em que uma pessoa sente mais preguiça ou outros em que simplesmente se sente sem energia.

 

No meu caso, isso vai acontecendo passadas 5h a dar-lhe duro (vai variando, confesso. Às vezes são menos horas, outras mais). Nessas alturas, o YouTube ou Spotify são os meus companheiros de música.

 

Para o YouTube, costumo pesquisar bandas sonoras de filmes e escolher um vídeo que consiga juntar as músicas em vídeos de 2h ou mais. Assim a publicidade não é tão excessiva e eu nem noto a música a passar.

 

Quando opto pelo Spotify é que é mais complicado. Sim, eu sou daquelas pessoas que não paga a subscrição mensal e ouve os anúncios e sei que tenho que sofrer por isso. Importo-me, mas não me queixo, pois sei que tenho alternativa: pago e deixo de ouvir anúncios. 

 

Mesmo com anúncios, o Spotify tem algumas playlists muito boas e, por isso, tolero bem os anúncios.

 

Músicas que têm apenas instrumental ajudam à concentração e também a dar ritmo ao trabalho ou tarefa que estás a tentar realizar. Músicas que, por outro lado, tenham letra, já podem levar a que te distraias mais e não consigas ser tão produtivo.

 

Há estudos sobre isso, mas o melhor estudo foi mesmo experimentar. Experimentei ambas situações durante uma semana e sem dúvida que fui muito mais produtiva a ouvir a banda sonora de Pirates of the Caribbean do que fui a ouvir as músicas da Sia (embora ela seja das melhores cantoras de sempre!).

 

E pronto, só queria mesmo partilhar isto.

 

E tu, que músicas ouves quando trabalhas e/ou queres ser mesmo produtivo?